top of page

Sobre procrastinação e saúde mental

  • Writer: IrisFotografa
    IrisFotografa
  • Oct 24, 2021
  • 2 min read

Updated: Apr 20, 2022



A tal da procrastinação. Enrolar pra fazer o que você precisa fazer e acabar deixando para amanhã algo que poderia ser resolvido hoje. E assim as tarefas vão se acumulando mais e mais. Esse mês tivemos o dia mundial da saúde mental e me parece que ainda é tempo para falar sobre isso.


Dias atrás, lendo um artigo do El País online, descobri que esse péssimo hábito tão comum na vida de tanta gente é predominante em profissionais autônomos, como eu, e que isso tem relação com problemas de saúde mental, como sedentarismo, medo, má gestão do tempo, ansiedade, entre outros. Pois é... trabalhar em casa pode parecer um mar de rosas, mas não é nada fácil você ser seu próprio chefe e ter que dar conta de toda a demanda do seu trabalho nos prazos e qualidade que você deseja. O sofrimento pode ser maior se você, pra variar, também for muito crítico consigo mesmo e perfeccionista no nível paralisante.


Por gostar muito do meu trabalho como fotógrafa, é fácil misturar a vida pessoal, e isto me levava a trabalhar todos os dias, sem folgar nenhuma vez na semana. E mesmo assim, não conseguia ser produtiva. Me enrolava toda com as tarefas de pós-produção dos ensaios fotográficos e me desesperava com o volume de trabalho. Certamente a procrastinação tinha relação com isso, pois os trabalhos que me tomavam mais tempo e concentração eram sempre colocados na fila para depois. Então minha assistente, que também é minha amiga de longa data, me sugeriu (na verdade ela insistiu bastante até me convencer) tirar ao menos um dia na semana para descansar. Um dia para fazer NADA. Ou para fazer algo não relacionado ao trabalho. Eu achei que isso diminuiria minha produtividade, mas percebi que estava estressada sem me dar conta disso e resolvi seguir o conselho dela.


Faz uns dois meses que eu incluí uma folga semanal na minha rotina e posso dizer que estou sentindo a diferença. Pude me dedicar a costurar, um dos meus hobbies preferidos, escutar audiobooks sem necessariamente estar fazendo alguma coisa, parar para cozinhar sem pressa ou só deitar no sofá sem culpa de ter um monte de coisas para fazer.

O resultado é que acabei me inspirando em usar um programa de gestão de tarefas e me inspirei também a organizar as tarefas por prioridades. Também tenho conseguido ter mais disciplina no uso do meu tempo, e ficar focada por períodos de 2 horas sem interrupções tem sido mais comum. As consequências positivas do resultado é que ganhei mais clientes pois fiquei mais constante nas minhas postagens nas redes sociais, e o meu serviço tem melhorado por causa da minha disposição maior para o foco e organização dos processos.


Se você é autônomo, recomendo refletir sobre o importante hábito de fazer uma pausa e recarregar as baterias.

 
 
 

Comments


"a beleza pra mim é o espanto diante da harmonia, a ordem universal de todas as coisas que é A FONTE de onde vem o criativo e tudo O que toca a alma humana."

Institucional

Iris de Oliveira

E-mail:

irisfotografa10@gmail.com

Telefone:

+55 11 98585-2700

Pinheiros - São Paulo/SP

Ouça

Social

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Whatsapp
  • Pinterest

Se a fotografia espontânea é tudo o que você estava procurando,

te convido a agendar seu ensaio clicando aqui.

©2022 IRIS FOTÓGRAFA - Todos os direitos reservados

bottom of page