Como ter fotos espontâneas?
- IrisFotografa
- Mar 13, 2022
- 3 min read
Updated: Apr 20, 2022
Eu falo muito sobre fotografia espontânea, aquele tipo de foto que não é posada, que é natural e expressa algo verdadeiro. Como se não existisse câmera nem fotógrafo fazendo a foto. E isso normalmente é algo difícil de se conseguir, especialmente se a pessoa fotografada for muito tímida ou tiver algum tipo de “trauma” com fotos.
Durante os meus ensaios eu vou deixando a pessoa à vontade pouco a pouco, até que ela se solta e eu faço o primeiro clique espontâneo. Daí pra frente a coisa toda fica mais fácil e vou conseguindo mais e mais fotos naturais. Mas eu não faço isso sozinha. A pessoa fotografada também participa desse processo.
Então hoje eu quero te dar dicas de como se soltar diante da câmera para conseguir fotos espontâneas.
1. PRESENÇA
Esteja presente no momento. “Nossa Iris, mas aí é que vou ficar com vergonha mesmo e não vai sair nenhuma foto boa.” Nada disso! Estar presente é algo que pode te ajudar com a ansiedade e pode te acalmar na hora do nervosismo. Se você se propôs a fazer um ensaio fotográfico artístico, então o melhor é aproveitar cada instante. A experiência será mais agradável se você mantiver sua cabeça no momento presente ao invés de se deixar levar pelos pensamentos limitantes do tipo: “meu nariz é muito grande”, “acho que esse cabelo não tá bom”, “meu braço vai ficar gordo”, “ai minha barriga, será que tô ficando gorda?”, “minha cara não ajuda”, “sou muito travada”, “eu não sirvo pra isso” e mais uma infinidade de outros que são apenas pensamentos negativos sobre você mesma(o).
2. ENTREGA
Se joga!
Normalmente quando se fala em tirar fotos as pessoas imaginam um estúdio cheio de luzes, equipamentos estranhos e um fotógrafo que te aponta a câmera sem dizer nada pra animar e só fala pra você fazer uma pose . Comigo é diferente, porque primeiro a gente quebra o gelo, bate um papo e vamos aos poucos chegando às condições de eu pegar minha câmera para começar. Eu dou instruções para a pessoa se sentir segura e com a ajuda da música vou facilitando que aconteça seus próprios movimentos e posições. E para que isso funcione bem, é preciso se entregar à experiência e se abrir para o mundo de possibilidades de uma sessão de fotos.
3. DIVERSÃO
Meus ensaios são divertidos porque não existe nada mais espontâneo que diversão. Fotografia é meu trabalho, mas no fundo também é uma espécie de lazer porque eu gosto muito de fazer isso. Se você se considera uma pessoa que não gosta de sair em fotos, mas precisa muito de um serviço de fotografia para o trabalho, por exemplo, a ideia de que foto é diversão parece meio sem sentido, né? Pois saiba que não é! Use o momento para brincar, tipo criança mesmo. Faz de conta que é uma celebridade fazendo foto para capa de revista, faz a top model, o astro de Hollywood, qualquer coisa vale. O que importa é se divertir. Você vai ver como isso faz diferença.
4. DISPOSIÇÃO
Xô preguiça!
Bateu aquele desânimo no dia do ensaio? Não está a fim de ficar posando pra uma câmera? Não tem problema. Você pode remarcar o ensaio ou pode se motivar a participar. Se arrume, escolha suas melhores roupas para a produção das fotos, faça um cabelo bonito. Para conseguir fotos espontâneas tem que ter disposição! Tirar fotos cansa, sabia? É uma atividade que gasta energia, então você precisa estar zero bala para ter sucesso.
5. LEVEZA
Independente de ser um ensaio corporativo, um ensaio de perfil pessoal ou ensaio de família, é fundamental que você encare tudo com leveza. Por mais que ter boas fotos seja importante, não podemos nos cobrar tanto. Como eu disse antes, é preciso se entregar e se permitir a diversão, e ninguém consegue isso sob pressão. Segure as expectativas. O inesperado muitas vezes é melhor do que a gente imagina. Então use o momento para relaxar!
6. COMPETÊNCIA

Uma fotógrafa profissional competente é outro ingrediente indispensável para fotos espontâneas. Por mais que você esteja presente, se entregue para a experiência, seja leve, tenha disposição e busque se divertir, tudo isso só será realmente possível se o profissional que te fotografa te der esse espaço.
Eu gosto muito de conhecer sobre o cliente antes do ensaio, bater um papo e saber de coisas que a pessoa gosta. Essa relação de proximidade nos ajuda a ter mais fluidez durante as sessão de fotos e muitas vezes me rende boas amizades!
Bom, essas são minhas dicas para você que deseja fotos mais espontâneas e naturais. Se você tem vontade de fazer um ensaio fotográfico artístico para se valorizar, então pode entrar em contato comigo para agendar o seu! E deixe seu comentário sobre o que mais te trava ao pensar em fazer um ensaio de fotos com um fotógrafo(a) profissional.
Comments