Por que fazer um ensaio fotográfico?
- IrisFotografa
- Feb 25, 2022
- 3 min read
Updated: Apr 20, 2022
Fazer um ensaio fotográfico é uma experiência no mínimo interessante e que gera lembranças para toda a vida. Veja a seguir 6 motivos para fazer um ensaio fotográfico inesquecível.
1. PARA SAIR DO TÉDIO E SE DIVERTIR
Quando tudo parece meio chato e sem graça, a gente sente falta de uma novidade. Um ensaio fotográfico é uma atividade que sempre oferece esse movimento novo, mesmo para quem já fez isso antes. Cada ensaio tem sua magia porque acontece em momentos diferentes da vida.
Para mim, ensaio fotográfico bom de verdade é artístico e divertido. Eu sempre me empolgo muito porque gosto do que faço, e sei que isso é contagiante porque vejo que as pessoas que eu fotografo sempre se divertem bastante. Elas mesmas dizem que sou animada e tenho muita energia. Então junte arte, diversão e novidade, e você tem uma experiência encantadora.
2. PARA IMPRESSIONAR
Se tem uma coisa que impressiona o ser humano é uma imagem bonita e artística. Seja para impressionar seu crush, seu par perfeito, seus amigos, família ou até você mesmo(a), sem dúvidas um ensaio de fotos vai ter um efeito impactante. Eu gosto de dizer que primeiro você impressiona a si mesmo(a) para depois impressionar quem você quiser, e é isso o que busco com as fotos que faço. E olha, não tem erro: toda vez que um cliente olha o resultado final, fica impressionado com o poder da sua própria imagem!
3. PARA FAZER UMA BOA COMUNICAÇÃO ONLINE
Esse é um motivo especialmente importante porque está atrelado a empreendimentos e negócios. Se você é empreendedor(a) digital, saiba que uma sessão fotográfica voltada para comunicação online é indispensável para aumentar o engajamento dos seguidores. Sua imagem pode te ajudar a se conectar mais com seu público porque é através dela que você vai mostrar sua autenticidade, e isso certamente vai te ajudar a crescer!
Chega de usar fotos de bancos de imagens. Mostra a tua cara e abraça o teu sucesso!
4. PARA MELHORAR A AUTOESTIMA
Quem é que não tem problemas com a própria imagem? Todo mundo tem dias bons e dias ruins, mas às vezes o espelho torna todos os dias ruins, né?
Uma das coisas que eu mais gosto no meu trabalho é poder mostrar para as pessoas a sua beleza e o seu poder pessoal através da fotografia. Gosto de pensar nos meus ensaios como uma espécie de terapia (fototerapia) na qual a pessoa descobre uma versão de si mesma que ela nunca imaginou. Faz parte da arte da coisa, sabe? É um dos ingredientes que tornam a experiência inesquecível.
Como eu disse no item 2, eu ajudo a pessoa a se impressionar consigo mesma e daí pra frente é só alegria. A pessoa começa se sentindo um patinho feio, tímida, travada diante da câmera... E termina sorridente, relaxada e se achando linda depois de um processo diferente e divertido.
5. PARA TRABALHAR O AUTOCONHECIMENTO
Já diziam os gregos: Conhece-te a ti mesmo.
Sou uma pessoa ligada ao autoconhecimento. Gosto de questionar a vida e buscar sabedoria em todas as situações, lugares e relações. Esse meu jeito reflexivo se reflete no meu trabalho. Fotografar para mim não se resume a bater fotos de alguém durante 2 horas num estúdio artificialmente iluminado. A fotografia é uma experiência de imersão - para mim e para quem eu fotografo.
Isso está muito relacionado ao item anterior, pois se conhecendo a gente também se entende e consegue se amar mais. Um ensaio de fotos pode te ajudar a se conhecer, se descobrir... A ver um lado seu que o espelho não é capaz de mostrar. Por isso acredito que a fotografia tenha o poder de transformar de fora para dentro.
6. PARA REGISTRAR MOMENTOS ESPECIAIS
Essa é para quem quer fotos de momentos em família, alguma celebração importante e intimista, ou mesmo para quem quer apenas marcar uma fase da vida - seus 30, 40 ou 50 anos, por exemplo. A vida vai passando tão rápido que a gente nem vê. Daí olhamos para trás e lamentamos não ter guardado imagens de lembranças. Falo isso porque é o meu caso exatamente. É como diz o ditado: Em casa de ferreiro, o espeto é de pau. Sou fotógrafa e me faltam fotos para contar minha própria história. Não deixe isso acontecer com você.
Aliás, não se limite apenas a fazer ensaios fotográficos. Imprima as fotos também! Sou defensora ferrenha de fotos impressas, seja para molduras, porta-retratos ou álbuns e já falei sobre isso no post 6 motivos para ter fotos impressas.
Eu poderia continuar adicionando motivos a essa lista, mas acho que esses já são suficientes para que você saiba sobre a validade da experiência de um ensaio fotográfico. Se estiver com vontade de fazer umas fotos bem bonitas, fique à vontade para entrar em contato comigo preenchendo o formulário de contato ou enviando uma mensagem pelo whatsapp. Até a próxima!
Comentarios