4 dicas simples para fotos melhores
- IrisFotografa
- Nov 24, 2021
- 3 min read
Updated: Apr 20, 2022
Quem nunca passou pela situação de tirar um monte de fotos e jogar quase tudo fora porque nenhuma ficou realmente boa? Seus problemas acabaram! Essas 4 dicas simples vão te ajudar a fazer fotos melhores, sem muito esforço.
Uma foto bonita requer nada mais do que 4 elementos básicos:
Fundo neutro
Luz boa
Roupa fotogênica
Estado de espírito
Um fundo neutro pode ser uma parede limpa de cor sólida, sem desenhos, sem cartazes colados, sem quadros, móveis ou pessoas aparecendo. Qualquer casa ou apartamento tem uma parede assim em algum canto, então não deve ser difícil para você conseguir esse elemento. Serve uma parede branca, preta, azul, tanto faz a cor, o que importa é que seja um fundo "limpo", sem poluição visual. Veja que diferença entre uma foto com fundo poluído e outra com fundo neutro.
A luz boa é fundamental para toda e qualquer foto, em qualquer lugar. Aqui, falo principalmente de luz natural, luz do dia. Gosto especialmente da luz da manhã, mas pode ser a luz da tarde também. Como fotógrafa profissional, eu tenho alguns equipamentos que me ajudam a obter uma luz adequada quando ela não vem naturalmente. Mas aqui a minha dica não envolve nada sofisticado. Você consegue boas fotos quando a luz ilumina bem a pessoa fotografada. O fundo neutro só lhe será útil se estiver batendo nele uma bela luz natural, que pode vir lateralmente, de uma janela à sua direita ou esquerda, por exemplo. A pessoa fotografada deve estar posicionada nesta luz. A foto da esquerda está mal iluminada, mas a da direita tem uma ótima luz natural que ilumina lateralmente.
Roupa fotogênica é um tópico que eu já abordei aqui no blog em detalhes, então recomendo que você leia o post para aproveitar ao máximo essa dica. Resumidamente, a ideia é que a roupa deve ser um elemento da composição visual, mas não deve roubar a atenção da pessoa fotografada (a menos que você queira dar destaque para a roupa, e não para quem a veste). Blocos de cores básicas como azul, amarelo, vermelho, verde, preto e branco facilitam na hora de combinar, mas também vale roupas que combinem com o fundo (tons claros para fundo claro, tons escuros para fundo escuro) ou que contrastam com ele (fundo claro com roupa escura ou colorida). Quanto ao caimento do tecido, opte por tecidos naturais (seda, algodão ou linho, por exemplo) e peças que vistam bem, nem apertadas nem largas demais.
Agora chegamos na parte mais importante de todas: posar naturalmente, algo que depende muito do estado de espírito! Porque não adianta nada ter fundo neutro, luz boa e roupa fotogênica se você tiver vergonha, medo do ridículo ou a mente fechada com frases do tipo "não saio bem em fotos". Já falei em outras postagens e vou repetir: eu sou fotógrafa de pessoas, então para mim o destaque de qualquer foto é a pessoa que estou fotografando. Se você quer fotos inesquecíveis, seja para postar nas redes sociais, para uso profissional ou para um porta-retratos na sua casa, lembre-se sempre que as pessoas fotografadas são a razão de ser da foto. Aquela foto existe para registrar as pessoas que aparecem nela. Por isso é indispensável estar presente no momento da foto e se entregar com fé para a experiência. Isso inclui se arrumar para a sessão de fotos, como quando a gente sai para fazer um passeio. Para facilitar esse processo de estar com disposição para fazer as fotos, siga essas 4 dicas:
Treine, ou seja, faça isso muitas vezes para ir aos poucos se "acostumando" com sua imagem.
Se imagine como uma atriz ou um ator que tem que representar vários papeis e mostrar várias emoções.
Coloque música para te distrair e te inspirar a se mexer com mais leveza.
Faça essa "sessão de fotos" quando estiver só e num dia bem claro onde sua casa esteja iluminada.
Comments