Rir é o melhor remédio!
- IrisFotografa
- Dec 16, 2021
- 3 min read
Updated: Apr 20, 2022
A Ciência comprova: rir faz bem para a saúde. Uma pesquisa na Califórnia mostrou que assistir vídeos engraçados melhora a memória e diminui o estresse. Outra pesquisa na Inglaterra indicou que rir muito diminui a sensação de dor. Então acho que está literalmente na cara o que a gente precisa fazer para ser feliz nessa vida, né? precisamos rir de nós mesmos! E eu tenho uma história boa pra contar sobre isso.
Final de ano é um caos, um estresse sem fim. Tem o Natal, os presentes, a reunião familiar, a ceia, depois tem o Ano Novo... O estresse toma conta, não é mesmo? É uma correria imensa e a gente fica torcendo pro ano acabar pra gente ter férias de verdade e poder descansar. Não me leve a mal. Eu gosto de ver as pessoas queridas, de presenteá-las e ganhar presentes também, que não sou boba... Mas que é cansativo, ah isso é!
Houve uma época na minha vida que o estresse era constante e me fazia muito mal, tanto que chegou a me causar tensões musculares absurdas e um diagnóstico de depressão que me levou a me afastar da fotografia por alguns anos. Naquele tempo eu era uma pessoa muito diferente de quem sou hoje. Não era tão fácil me ter por perto porque eu não era simplesmente triste, como se espera que seja uma pessoa deprimida. Eu vivia nervosa e chegava a ser grossa com as pessoas ao meu redor. Um dia soube que uma pessoa que trabalhava pra mim me chamava de bruxa! Dizia "Lá vem a bruxa!" pra dizer que eu estava chegando. Fiquei chocada quando soube disso porque na minha cabeça eu não era aquela bruxa que ela dizia, não me via daquela forma. Foi um choque de realidade pra mim.
Aquela época foi muito difícil, mas está superada, graças ao esforço consciente de melhorar a mim mesma. Uma coisa que aprendi para dominar esse estado de calamidade da alma foi rir de mim mesma. Aprendi a ver que nada era tão importante assim e que a maioria das pessoas se preocupa muito mais consigo mesmas do que com os outros, e portanto não estão o tempo todo pensando no que eu faço de bom ou de ruim. Então tanto faz se alguém me acha bruxa ou fada.
Não foi um processo instantâneo, mas eu fiz terapia, imersões de autoconhecimento, biodança e fui entendendo o amadurecimento, as emoções.
Quem me conhece sabe que tenho uma alegria fácil dentro de mim. Essas fotos ilustram bem esse estado de espírito do qual estou falando. São fotos antigas, de quando eu comprei minha primeira câmera digital. Eu estava à toa e decidi brincar um pouco com a câmera. Experimentei fotografar a mim mesma. O ano era 2003, uma época em que eu nem sonhava com o termo selfie, tão comum hoje em dia. Cada clique era uma careta diferente. Me lembro de ficar horas rindo da minha cara quando olhava as fotos, uma mais engraçada que a outra. E quando me deparei com elas em meio ao meu arquivo pessoal, não foi diferente. Dei risada tudo de novo! Um santo remédio!
Então, da próxima vez que você sentir vontade de arrancar os cabelos em meio ao estresse em qualquer época do ano, lembre-se de olhar pra si mesmo e ver o ridículo que existe em todos nós. Somos seres tão ignorantes a nosso próprio respeito, não sabemos de onde viemos e nem pra onde vamos, e a única coisa que de fato podemos dizer que é certa é o agora, o momento presente.
Vale a pena viver estressado? Não. Não vale.
Encontre meios de dar risada consigo mesmo. Se quiser uma ajudinha, vem fazer um ensaio fotográfico comigo. Te garanto que vai dar muita risada e ainda corre o risco de ver algumas das melhores fotos da sua vida.
Comments